Rádio Onda Viva

Emissão Online

Conselho Metropolitano vai sofrer alterações

Conselho Metropolitano vai sofrer alteraçõesVai haver mudanças no Conselho Metropolitano do Porto (CmP). É que o atual presidente, Hermínio Loureiro (na foto), abandonou o cargo de presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e todos os que exercia por inerência de funções. Agora, os 17 municípios que compõe o Conselho Metropolitano terão que escolher a nova liderança.

O PSD tem oito câmaras, o PS seis, há duas independentes e o CDS-PP tem uma. Por tradição, o Conselho Metropolitano é escolhido entre os autarcas do partido que detém o maior número de câmaras, mas, neste caso, o PS poderá jogar com os independentes – que têm um acordo com os socialistas – e com a maioria no número de eleitores para reclamarem a presidência.

Por agora, será Joaquim Couto, o vice-presidente do CmP e presidente da Câmara de Santo Tirso, a assumir interinamente a liderança. Vice-presidente é ainda o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes. Resta saber, agora, se, por cá, Vila do Conde ou a Póvoa terão representantes na direção do CmP.

RECOMENDADAS

Login