Rádio Onda Viva

Emissão Online

Secretário de Estado da Saúde quer candidatar ampliação do hospital a fundos comunitários

Secretário de Estado da Saúde quer candidatar ampliação do hospital a fundos comunitáriosO secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo quer candidatar a ampliação do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC) a fundos comunitários. Fernando Araújo reconhece que as atuais condições físicas do centro hospitalar não são as melhores. Não se compromete com obras já no próximo ano, mas espera que, no final de 2017, haja pelo menos uma ideia de como será resolvido o problema da falta de espaço no atual hospital.

Elisa Ferraz não concorda com a ampliação do atual Centro Hospitalar, para a qual a Câmara da Póvoa já disponibilizou inclusive terrenos contíguos à unidade da Póvoa. A presidente da Câmara de Vila do Conde diz que não desiste de reclamar para os dois concelhos um hospital de referência.

A autarca diz que deve ser estudada a possibilidade de os Hospitais Senhor do Bonfim poderem funcionar ao serviço da Saúde Pública. Afastada, por contingências financeiras, a hipótese de construir um novo hospital público de raiz, Elisa Ferraz considera que o “Senhor do Bonfim” deve ser equacionado como solução.

Mas não excluiria a possibilidade de, nos Hospitais Senhor do Bonfim, poder funcionar o centro hospitalar local? Elisa diz que não. A autarca vai mesmo mais longe: esta solução é melhor do que ampliar a unidade da Póvoa.

Elisa Ferraz deixou essa mesma pretensão, hoje, ao secretário de Estado da Saúde, que, em Vila do Conde, inaugurou a 19.ª unidade móvel de rastreio do cancro da mama, da qual lhe daremos conta em próximos serviços informativos.

Fernando Araújo deixou, para já uma garantia, a colocação do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde debaixo da alçada do Hospital Pedro Hispano, que chegou a ser equacionada, está "definitivamente afastada".

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

     

RECOMENDADAS

Login