Rádio Onda Viva

Emissão Online

Rastreio visual do Lions ajuda crianças

O resultado do rastreio visual do Lions Club da Póvoa de Varzim superou este ano todas as expectativas. A iniciativa realiza-se há 25 anos de forma consecutiva e visa fazer o rastreio de possíveis ambliopias (baixa visão em 1 ou 2 olhos) na idade ideal para o mesmo que é entre os 3 e 4 anos de idade.

Este rastreio teve desde sempre o apoio da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves que assume a direção técnica do mesmo e toda a logística. A Ortoptista Conceição Miranda , especialista na avaliação de visão em crianças muito pequenas e colaboradora a tempo inteiro da Clínica, desloca-se aos infantários após resposta positiva dos mesmos e avalia as crianças no ambiente natural das mesmas com perturbação mínima das duas atividades do quotidiano. Qualquer caso suspeito de ambliopia é comunicado à família sendo oferecida de imediato uma consulta gratuita por médico oftalmologista na referida Clínica. Todos os tratamentos que sejam necessários no imediato são assumidos na totalidade pelo Lions e por Miguel Sousa Neves para que não se perca tempo quando é necessário um tratamento adequado. Esta iniciativa teve sempre o apoio de Óticas da Póvoa de Varzim sendo de destacar nos últimos anos a Multióticas  para uma eventual necessidade de óculos. É de referir também o apoio do Sr. António Rigor, agora na sua própria ótica, para eventual apoio a crianças desfavorecidas fora do projeto em si e ao longo de todo o ano.

Neste ano foram vistas crianças de 35 infantários ou jardins de infância sendo que a maioria é da Póvoa de Varzim e alguns de Vila do Conde. No próprio infantário foram examinadas 1.350 crianças e 38 foram aconselhadas a consulta de oftalmologia por suspeita de patologia. Este projeto é de longe o de maior impacto na comunidade poveira por parte do Lions Clube da Póvoa de Varzim.

O Monumento do Lions irá celebrar os 100 anos da existência da instituição no Mundo (a maior organização de serviços de solidariedade social do Mundo) e os 40 anos na Póvoa de Varzim sendo que aqui é justo destacar aquele projeto com maior impacto nos poveiros, especialmente as nossas crianças, e que vai muito ao encontro do enfoque do Lions International na luta contra a cegueira e no apoio a uma melhor visão.

Fonte: Lions Club da Póvoa de Varzim

RECOMENDADAS

Login