Rádio Onda Viva

Emissão Online

Moradores da Sopete querem dinheiro do IMI pago a mais durante anos

Moradores da Sopete querem dinheiro do IMI pago a mais durante anosHá polémica a agitar as águas na Urbanização da Sopete, em Vila do Conde. Os moradores dizem que andaram décadas a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis a mais. Isto porque, em Dezembro, a Câmara emitiu algumas declarações a atestar que o bairro, construído há mais de duas décadas pela concessionária do Casino da Póvoa, é composto por casas construídas a custos controlados, ou seja, equiparadas a habitações sociais. Quem recebeu a declaração passou a pagar metade de IMI e, nalguns casos, ficou mesmo isento. 

Helena Veiga foi a moradora que deu o alerta e contou à Onda Viva o que aconteceu. Com o documento da Câmara, a avaliação do seu imóvel passou de 80 mil para 39 mil euros e o IMI de 360 para 175,50 euros. Teve várias reuniões na autarquia e diz que não desiste de ser reembolsada pelos 22 anos que pagou IMI a mais. Com a nova reavaliação e com baixos rendimentos, também Sónia Santos ficou isenta do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis.

Luís Vilela, do PSD, levou à Assembleia Municipal uma recomendação, aprovada por unanimidade, para que a Câmara passe as declarações a todos os moradores. O deputado social-democrata garante que, passadas algumas dezenas de declarações, e alertada para as consequências, a Câmara se recusou a passar o documento a vários moradores.

A presidente Elisa Ferraz diz que as casas da Sopete foram construídas num modelo de “renda resolúvel”. Nos serviços municipais, continuou a explicar, houve uma confusão com habitações a “custos controlados”, que conferem isenção no pagamento de IMI. Os documentos foram, portanto, frisa, “erradamente passados”, mas, agora, garante, serão emitidos a todos os moradores. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

RECOMENDADAS

Login