Rádio Onda Viva

Emissão Online

Projeto-piloto da Urgência alargado à Pediatria

O projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC), vai ser alargado, a partir de amanhã, à Urgência Pediátrica. “Presentemente, 50% das crianças atendidas no serviço de Urgência já chegam previamente referenciadas. Com o alargamento do procedimento da Urgência de adultos à Pediatria pretende-se alcançar os níveis de autorreferenciação já atingidos no atendimento de adultos”, afirma, em comunicado, a Unidade Local de Saúde (que, desde janeiro, integra o CHPV/VC e o Agrupamento de Centros de Saúde).

A ULS explica que, na Urgência de adultos, são agora já 92% os que chegam ao serviço já referenciados pela Linha SNS24 e quer, agora, atingir números semelhantes na Urgência de crianças e jovens. Nos primeiros três meses da 2.ª fase do projeto, foram enviados com consulta agendada para o centro de saúde um total de 8 731 utentes e 2 482 foram referenciados para posterior consulta (entretanto já marcada). Ou seja, contas feitas, foram retirados da Urgência mais de 11 mil casos não emergentes.

O objetivo do projeto é incentivar todos a ligarem para a Linha SNS24 antes de qualquer ida à Urgência, retirando das urgências hospitalares os casos menos graves. Portanto, à semelhança do que já acontece, desde janeiro, na Urgência de adultos, os doentes triados na Urgência Pediátrica com pulseira verde ou azul, que não venham referenciados pela Linha SNS24, deixam de ser atendidos naquele serviço e passam a ser encaminhados para o centro de saúde com consulta marcada no próprio dia ou no dia seguinte.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login