Rádio Onda Viva

Emissão Online

Há um novo quiosque onde se trocam livros velhos por novos

Barcelos tem um novo espaço destinado a incentivar a leitura: um quiosque de trocas. A iniciativa é da Câmara de Barcelos. O novo espaço, situado no Campo de São José, largo Camilo Castelo Branco, é alicerçado no conceito de "troca por troca" e serve de apoio ao parque infantil instalado na mesma praça. É só chegar, trazer um livro e levar outro. Não tem custos, prazos ou empréstimos. Para além do quiosque, há ainda uma esplanada com 30 lugares sentados para que possa ler um livro ao ar livre.

Para o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, "esta possibilidade de troca por troca vai permitir promover hábitos de leitura tanto de pais como de filhos. Tudo o que contribua para estimular a leitura e promover a socialização, motivando as famílias, pais, filhos, tios, avós e vizinhos a conviverem de forma sadia é muito importante para o reforço dos laços de identidade e pertença", frisa o autarca, considerando "a leitura é fundamental para o exercício pleno da cidadania".

O novo quiosque será gerido pela EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura – e é um espaço aberto a todos. Assenta no conceito "Um livro, Um jardim, Um mundo gratuito de imaginação!" e visa potenciar o interesse pelo livro e consolidar hábitos de leitura.

Os alunos Ivo Silva e Daniel Marques, do 2.º ano do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica, foram os responsáveis pela criação dos logótipos do novo Quiosque Municipal.

O espaço vai funcionar na primavera e verão, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e no outono e inverno, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00).

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login