Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oficina de construção do Judas a decorrer até sábado em V. Conde

Já começou e prolonga-se até ao próximo sábado, a oficina de construção e criação e cenográfica do Judas. Está a decorrer, todos os dias, entre as 10h00 e as 17h00, no armazém do Rancho da Praça, junto ao hipermercado Recheio, em Vila do Conde. Este ano o “Judas” será construído com lixo das praias do concelho de Vila do Conde. A oficina decorre de forma gratuita, aberta e participativa. A estrutura será, como é habitual, pensada e desenhada com o propósito específico de que arder no final do espetáculo. O artista plástico, performer e pedagogo Bitocas Fernandes será o coordenador da oficina.

A Queima de Judas de Vila do Conde vai realizar-se no próximo dia 30 de março, Sábado de Aleluia, a partir das 22h30, junto à antiga Seca do Bacalhau. Este ano, o espetáculo comunitário, que mistura o teatro, a música, a dança e as artes circenses terá como tema central o bacalhau, quer na forte ligação que Vila do Conde tem aos antigos bacalhoeiros, quer à indústria de secagem do bacalhau que, durante várias décadas, ocupou centenas de mulheres.

Paralelamente, o espetáculo prestará ainda homenagem a Abílio Manuel Guerra Junqueiro, ilustre escritor, poeta e político português do século XIX, conhecido pela sua verve satírica e escrita combativa. Viveu vários anos em Vila do Conde, numa casa que ainda hoje existe na avenida Dr. Artur Cunha Araújo, habitada atualmente pela família Eça Guimarães.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login