Rádio Onda Viva

Emissão Online

Design de cozinhas: estas 10 tendências podem ter os dias contados em 2023

Essencial para cozinhar, fazer refeições, conviver com a família ou até mesmo trabalhar, a cozinha é, sem dúvida, o coração da casa. Segundo os especialistas, existem algumas tendências no design de cozinhas que vão deixar de estar na moda. Se está neste momento a pensar em remodelar a sua cozinha, fique a conhecer as 10 tendências que podem ter os dias contados em 2023, antes de tomar alguma decisão.

9 Tendências a não seguir em 2023

Se é fã de cozinhas modernas e funcionais, então o melhor é esquecer as tendências que destacamos em seguida.

Armários na parte de cima do balcão

As cozinhas com armários superiores vão passar à história. Estamos habituados a ver cozinhas com as paredes ocupadas por armários superiores, mas a verdade é que este aproveitamento do espaço acaba por dar um ar pesado ao espaço. O que se procura agora são cozinhas apenas com os armários inferiores de modo a aproveitar melhor a iluminação e tornar a cozinha mais clara.

Cozinhas totalmente brancas

As cozinhas totalmente brancas preparam-se para perderem todo o destaque que têm tido. Segundo os especialistas em design, a falta de contraste faz com que as cozinhas monocromáticas sejam pouco interessantes. Desvantajosas também do ponto de vista de exigirem cuidados acrescidos na sua limpeza e manutenção, a probabilidade é que estas cedam o lugar às cozinhas com tons mais coloridos e vibrantes. Opta-se agora por conjugar duas ou três cores que se complementem e que tragam algum brilho, irreverência e também personalidade ao espaço.

De modo a atribuir uma sensação de profundidade e de contraste, conjugue os tons mais vibrantes com cores mais neutras, como o preto e o branco. E se a ideia de ter na sua cozinha móveis e revestimentos em tons mais coloridos não lhe agrada, pode sempre optar pelos móveis de cor neutra e apostar na cor dos eletrodomésticos.

Prateleiras e móveis abertos

Apesar de ficarem muito bonitas em fotografias do Pinterest, na vida real são pouco funcionais e exigem demasiados cuidados no dia-a-dia. Apesar de tornarem o acesso aos utensílios mais fácil e de conferirem mais luminosidade e criatividade à cozinha, o espaço facilmente pode ganhar um aspecto caótico. Essa é a principal razão que leva a acreditar que a tendência de introduzir estantes e móveis abertos na cozinha vai ser abandonada em 2023.

Cozinhas que se abrem para a sala

Estamos quase a presenciar o fim das cozinhas como espaço aberto. É certo que a pandemia da COVID-19 também ajudou a que esta tendência começasse a ser abandonada. As opiniões divergem, mas ter uma cozinha separada da sala de jantar parece ser agora a preferência. As famílias que tinham aderido ao conceito de cozinha aberta parecem estar agora a optar por fazer uma divisão dos espaços.

Eletrodomésticos pretos

Estes que chegaram com o intuito de tornar a decoração minimalista e elegante, deixam agora de dominar a decoração deste espaço da casa. Passam a ser tendências diferentes cores como o bronze polido, o níquel polido e o cromo. 

Estas são excelentes opções para investir não apenas nos eletrodomésticos como em pequenos detalhes, como os acabamentos de metais da cozinha e torneiras, por exemplo.

Granito nas bancadas

O que antes era um clássico, começou a perder o interesse depois de ter sido tão utilizado. Granitos nas bancadas vão fazer as cozinhas parecerem datadas em 2023. A grande aposta será feita noutras pedras como a porcelana.

 

Backsplash espinha de peixe

Foi muito procurado em 2022, mas o mesmo não se prevê para o ano de 2023. O backsplash em espinha de peixe vai mesmo entrar em desuso. Atualmente, a tendência é apostar em aspetos mais calmos e trabalhar com revestimentos de parede que contenham menos informação visual. Chamam à atenção os backsplashes em pedra, principalmente quando combinados com bancadas e cores fora do comum.

Backsplash curto

Além de não terem muito sentido a nível funcional, os backsplash curtos podem mesmo estragar o look da cozinha. Usar um backspalsh numa área maior é o mais indicado.

Imitação de acabamentos caros

Os materiais que imitam acabamentos caros têm os dias contados. Além de ter uma curta durabilidade falham em conferir o aspeto sofisticado que tentam imitar.

Quem pode ajudar a criar a sua cozinha de sonho?

Se procura dar um novo visual à sua cozinha procure especialistas como a Leiken, uma empresa portuguesa com 22 anos de experiência e mais de 2000 cozinhas instaladas por todo o mundo. Para além de assegurar um serviço à sua medida, garante ainda o melhor custo-benefício na horta de criar a sua cozinha de sonho.

Imagem: Kelly Sikkema / Unsplash

RECOMENDADAS

Login