Hoje é dia de 'correr as igrejas e capelas' à noite

A Quinta-feira Santa continua a ocupar um lugar de destaque na comunidade poveira. Desde tempos antigos, criou-se o hábito de, nesta noite, as famílias saírem à rua e percorrerem, uma a uma, as igrejas e capelas da cidade engalanadas para o efeito, com representações dos “Passos” da Paixão de Cristo ou com imagens alusivas ao período pascal. A Capela do Senhor do Bonfim, por exemplo, mantém a tradição e a partir das 21h30 começam as sessões de representação de quadros bíblicos ao vivo.

Também o Museu Municipal abre as portas gratuitamente aos visitantes esta noite, mostrando as suas salas e apresentando uma cena da Via Sacra: Jesus na Prisão, com peças do século XIX.

Ainda hoje, mas à tarde, pelas 17h, na Igreja Matriz, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística. As cerimónias são da responsabilidade da Confraria do Santíssimo Sacramento. Estes rituais também decorrem às 16h na Igreja da Lapa e às 18h na Igreja de S. José.

VianaCar