Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aniversário marcado por candidatura à UNESCO

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto está em maré de celebração do seu 22º aniversário. Para assinalar a data, organizou um programa de atividades destinado à comunidade. Hoje de manhã foi aberta ao público a mostra documental “Da fachada do Orfeão Povoense ao edifício da Biblioteca Municipal”, dando a conhecer um pouco da história do edifício atual inaugurado a 30 de novembro de 1991.

A manhã ficou ainda marcada pela comunicação do processo de adesão à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, organismo das Nações Unidas para a educação e cultura. Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da rede. Atualmente, em Portugal são onze as bibliotecas públicas associadas. A participação confere às bibliotecas notoriedade e reconhecimento pelo seu papel de mediadores de informação junto da comunidade. O diretor Manuel Costa e o vereador Luís Diamantino estão convencidos que a candidatura vai ser aceite, bastando aos decisores atentarem à polivalência e vitalidade da instituição.

Da parte da manhã houve ainda tempo para uma sessão de Hora do Conto Especial “Vamos descobrir as bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares, para alunos do 1º ciclo da Escola Nova. Os 22 anos ficam, ainda marcados pela a assinatura de um protocolo entre Município poveiro e o Rotary Club da Póvoa de Varzim. Para o enriquecimento da Biblioteca da Universidade serão doados mil livros. Este sábado, às 18h00, será apresentado, na Biblioteca, o livro Aprendizagem Balnear de João Rios. À noite, serão os mais novos a celebrar o aniversário da Biblioteca numa edição especial da iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, que terá como tema os “Saberes da Biblioteca”, à volta de dois ilustres poveiros, Eça de Queirós e Rocha Peixoto.

As declarações podem ser ouvidas clicando na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login