Rádio Onda Viva

Emissão Online

Santa Casa da Misericórdia vai melhorar e ampliar instalações

Vem aí um período de grandes investimentos na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. O objetivo da instituição é melhorar a qualidade e quantidade de serviços prestados à comunidade poveira, sobretudo à população idosa. O anúncio foi feito pelo provedor Virgílio Ferreira durante uma visita do executivo municipal liderado por Aires Pereira. Entre os projetos apresentados está a requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que começa em setembro e vai custar cerca de dois milhões de euros, suportados por fundos comunitários e empréstimos a juros baixos. A ERPI está assente nos Lares Nossa Senhora da Misericórdia (57 lugares) e Grandes Dependentes (41 lugares).

Outras intervenções a realizar no curto e médio prazo passam pela construção de uma sala polivalente / auditório, de um corredor exterior coberto para maior comodidade de utentes e funcionários, da Unidade de Saúde dirigida às pessoas idosas e reabilitação do edifício residencial, na requalificação da cozinha, na renovação da frota automóvel, na adição de novo espaço de cuidados de imagem (cabeleireiro, barbeiro, manicure), na requalificação de quinze quartos no Pensionato e construção de novos espaços (receção, rouparia e banho assistido, gabinete médico e gabinete de enfermagem).

Será também feita a montagem de uma central solar térmica sobre a cobertura do edifício para apoio à produção de águas quentes sanitárias do novo e atuais edifícios da ERPI, Pensionato, Fisioterapia e Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração. Contemplados estão igualmente o arranjo da fachada do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde e a reabilitação da Igreja da Misericórdia (revisão do telhado, limpeza dos elementos em granito, pintura das paredes exteriores e recuperação da caixilharia, janelas e portas em madeira).

Esta ambiciosa lista de obras e ações tem um custo que ascende a quase cinco milhões de euros.

“Decidi conhecer os investimentos que a instituição pretende fazer nos próximos anos mostrando que o Executivo apoia e acredita nesta Direção que presta um serviço do qual nos orgulhamos”, disse no final da visita o autarca Aires Pereira, cuja confiança provém, segundo revelou, de uma experiência pessoal relacionada com a estadia do seu pai na Santa Casa e a forma como foi cuidado pelos seus profissionais até falecer.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login