Rádio Onda Viva

Emissão Online

Nó na A7 foi apresentado na Assembleia Municipal em Balasar

A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim que decorreu no salão da Junta de Balasar ficou marcada pela apresentação do projeto de execução do nó na A7 nas proximidades da freguesia. O presidente Aires Pereira mostrou aos deputados e ao público o mapa com os locais a intervencionar e revelou que estão a decorrer vários estudos para levar adiante este desejo antigo. O autarca acrescentou que a Ascendi, concessionária da autoestrada, também já demonstrou interesse nesta matéria e que existe entendimento com o presidente da Câmara de Famalicão sobre o que vai ser feito, sendo o sítio mais indicado para a colocação do nó a zona da passagem superior que dá acesso a Fradelos, complementado com a variante que fará a ligação à EN 206. Depois de várias insistências junto de diversas entidades, o avanço do Santuário em honra da Beata Alexandrina veio dar o empurrão decisivo. Aires Pereira acredita que, dados os vários interesses comuns, será desta que o processo vai ser desenvolvido e que a definição do traçado vai agora permitir dar os próximos passos. O autarca poveiro admite também que este cenário de melhoria de acessibilidades deverá levar à criação de uma nova zona industrial em Balasar. 

Este tema mereceu a unanimidade de todos os partidos presentes na sessão ordinária (PSD, PS, CDS, BE, CDU e PAN). O socialista Miguel Pinto, por exemplo, apenas lamentou que o projeto seja tardio e fez votos para que a moção aprovada ajude à concretização do mesmo o mais depressa possível. O centrista Tiago Oliveira, natural da freguesia, destacou a relevância do nó na A7 para o futuro Santuário, o desenvolvimento empresarial e a mobilidade dos balasarenses. 

Em relação à ordem do dia, todos os pontos foram aprovados, com destaque para dois deles: o pedido de concessão de acordo à transferência de competências do Estado para a Área Metropolitana do Porto, nas áreas da promoção turística interna sub-regional, fundos europeus e programas de captação de investimento e apoio às equipas de intervenção permanente de Bombeiros Voluntários; a proposta de não aceitação da transferência para o município das competências elencadas nos decretos-lei referentes à Saúde, Educação, Cultura e Proteção.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login