Rádio Onda Viva

Emissão Online

A mulher em destaque na Póvoa de Varzim

O Dia da Mulher foi celebrado na Póvoa de Varzim com várias iniciativas que pretenderam assinalar esta efeméride reservada no calendário para o 8 de março.

Por exemplo, a nova sede Póvoa Andebol Clube, na Central de Camionagem, encheu-se para uma tertúlia que juntou cinco oradores que abordaram o tema: “O Papel da Mulher na Sociedade de Hoje”. A iniciativa contou com os contributos de Carmo Parreira (dirigente do Póvoa Andebol), Inês Moreira (gestora), Sandra Terroso (professora), Dorinda Ascenção (farmacêutica) e Lucinda Amorim (vereadora da Câmara da Póvoa). Esta última foi a porta-voz das palestrantes e elogiou a iniciativa. No final, o presidente da coletividade organizadora, José Oliveira Pereira, frisou que este tipo de eventos vão continuar. 

Refira-se que também a junta da União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai resolveu celebrar o Dia da Mulher de uma forma peculiar no Diana Bar. Neste caso, decidiu homenagear não só a mulher poveira e o seu importante papel ao longo dos tempos, como também Ana Dias da Silva, heroína salva vidas, anterior a Cego do Maio e galardoada com a Medalha de Prata da Real Sociedade Humanitária. Trata-se da única mulher a constar no quadro de heróis poveiros, sendo considerado o caso mais antigo de heroicidade local por ter resgatado, em 1854, num ato de coragem, uma sobrinha nas águas do rio Ave, evitando que a menor se afogasse.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login