Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aires fez radiografia de 'lote' de obras de milhões

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, detalhou o rol de obras para os próximos tempos num jantar (na passada quinta) com os empresários participantes na Feira Empresarial do 2º Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim. Este foi já o segundo encontro do autarca do género. Todos os contributos são bem vindos. Aires pereira teve também, o intuito de esclarecer as dúvidas, manifestando a inteira disponibilidade do município para colaborar. O edil aproveitou o para dar a conhecer os principais investimentos a serem feitos durante este ano e as oportunidades que estes podem representar. O autarca sublinhou que existe para o ano em curso “o maior orçamento que a Câmara já teve até hoje – 64,5 milhões de euros – o que quer dizer que houve “ alguma capacidade de captar investimento, alguma capacidade de investimento fruto das circunstâncias em que a cidade e o concelho da Póvoa de Varzim se movimentam, desde logo, o facto de sermos uma cidade Casino que dá um aporte financeiro importante”, afirmou.

“Vamos lançar a conclusão da circular externa (via B). O projeto está em fase de revisão, seguindo-se a abertura do concurso público. Trata-se de uma empreitada de cerca de 4 milhões de euros que vai fazer com que a cidade da Póvoa de Varzim tenha uma alternativa à Estrada Nacional 13, ou seja, uma via de ligação entre o norte e o sul, sem recorrer à EN13. Este fecho da via B vai permitir que a cidade fique organizada, sob o ponto de vista de circulação para os próximos 20 anos”, garantiu o presidente do executivo.

Aires Pereira mencionou também o projeto de renovação urbana do Bairro da Matriz, (a ser apresentado no dia 22 de março, sexta-feira, às 21h00, no Museu Municipal, como noticiado) e que contará com a presença do Presidente da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, “entidade de financiamento de regeneração urbana que tem instrumentos financeiros muito vantajosos para quem quer fazer recuperação de imóveis e beneficia também de um quadro fiscal muito amigo”, garantiu o autarca. Mas há mais ainda relativamente ao Bairro da Matriz; Aires Pereira veiculou a ideia que “encerra um conjunto de oportunidades quer de estabelecimentos comerciais quer de núcleo habitacional. É uma obra de cerca de 4 milhões de euros e está na fase de escolha de propostas a concurso. Esta regeneração vai modificar completamente o centro da nossa cidade em termos de mobilidade automóvel, será uma zona vedada à circulação automóvel à semelhança do que foi feito na Rua José Malgueira, Rua das Hortas e Rua Santos Minho”.

Um outro projeto em execução prende-se com a Marina da Póvoa. Disse Aires Pereira que está avançar-se com a segunda fase da Marina “que é mais do que uma Marina, é uma proposta de intervenção na cidade que tem por objetivo principal criar um conjunto de espaços de animação”.

Por fim, o líder do executivo municipal poveiro referiu-se ao projeto da renovação da antiga Praça de Touros. “esta na fase de revisão de projeto, abriremos concurso até ao final deste mês e o prazo de execução previsto é de um ano e meio a dois anos. A empreitada terá o valor de cerca de 8 a 9 milhões de euros”. Sobre este investimento, Aires Pereira disse tratar-se de um equipamento do qual a Póvoa “está muito carenciada”. Será um espaço onde se pode “fazer feiras, eventos desportivos, espetáculos, entre outros”. O multiusos terá capacidade para 3 mil pessoas sentadas nas bancadas mais 1500 pessoas em baixo, - cerca de 5 mil pessoas., no total. Frisou Aires Pereira que “será uma âncora muito importante para a nossa aposta no Turismo”. Detalhando que “no extradorso deste equipamento teremos estabelecimentos comerciais. A Arena será um espaço complementar e que irá trazer vida àquela zona”.

Pizzaria Miragem

RECOMENDADAS

Login