Rádio Onda Viva

Emissão Online

Demolições: Enseada, Caximar, Mestre e Esplanada do Carvalhido

Demolições e mais demolições. É esta a nota mais significativa da proposta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) entre Caminha e Espinho. O Jornal de Notícias dá alguns exemplos que são capazes de surpreender poveiros, vila-condenses e esposendenses. É que no lote dos edifícios a arrasar estão, na Póvoa, a demolição do restaurante Praia do Mestre, em Aver-o-Mar, da Esplanada do Carvalhido e do Enseada Café (na imagem), na cidade, para darem lugar apenas a apoios de praia. Em Vila do Conde, a APA defende que deixem de existir o Caximar, em Caxinas, na cidade, e o Café Bombordo, em Mindelo. Em Esposende a ideia é deitar abaixo o Café D. Teresa junto à praia Suave mar. 

Só para se ter a noção da revolução proposta, no rol de demolições foram incluídas as do edifício transparente e da PizzaHut na zona da Foz, no Porto. Mas não são só os estabelecimentos comerciais as vítimas na proposta da Agência sob a alçada do ministério do Ambiente; é pedida também a retirada de aglomerados com construções em risco e ilegais, nas praia da Fragosa, na Póvoa; de Mindelo, Vila do Conde e em Ofir e Apúlia, Esposende. Mais tarde soube-se que o plano poderá incluir a demolição do Complexo da Varzim Lazer. 

No Diário da República de ontem foi publicado um aviso do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, dando conta que o período de auscultação dos cidadãos ia começar dentro de cinco dias – ou seja próxima na segunda-feira - e durar um mês.O aviso refere que a proposta pode ser encontrada nos serviços da APA, nas Capitanias dos Portos de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leixões e Douro, mas também nas Câmaras Municipais entre Caminha e Espinho.  Pela internet os documentos estão ainda disponíveis no Portal PARTICIPA (participa.pt) e no site da APA (www.apambiente.pt).

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login