Rádio Onda Viva

Emissão Online

Procissão de Nossa Senhora da Assunção atrai milhares

A Póvoa de Varzim está a celebrar as Festas de Nossa Senhora d’Assunção. O ponto alto é hoje, quarta-feira, feriado de 15 de agosto, com a imponente procissão que sairá da Igreja da Lapa pelas 16h, integrando a GNR (a cavalo), a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe e as Confrarias e Irmandades da Póvoa de Varzim. Antes, de manhã, pelas 11h, realiza-se a eucaristia solene. 

Esta festividade religiosa, organizada pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Assunção, atrai anualmente à Póvoa milhares de pessoas. Por cá, destaca-se o profundo sentimento de devoção do pescador poveiro, mas também de grande parte da população. O pároco Nuno Rocha frisa que o fervor é todos os anos bem demonstrado pelas gentes da terra. 

Refira-se o cortejo religioso percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, frente ao porto de pesca, os andores serão virados para o mar, altura em que serão lançados centenas de foguetes em saudação à padroeira dos pescadores. À noite, a partir das 21h45, o Rancho Tricanas da Lapa atua no Largo António Nobre.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

   

Novatronica

RECOMENDADAS

Login