Rádio Onda Viva

Emissão Online

Escritor colombiano premiado na futura 'Cidade Criativa'

Aires Pereira quer modificações na próxima edição do Correntes D’Escritas, introduzindo mais arrojo e mais rasgo para enfrentar mais uma década de edições. Já vamos detalhar esse desafio do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim. Primeiro, prioridade aos prémios anunciados hoje na abertura formal do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica.

A distinção da Fundação Luís Rainha não foi atribuída por falta de qualidade dos trabalhos candidatos, enquanto o prémio Papelaria Locus distinguiu uma jovem de Gondomar, Ana Beatriz Correia de Sousa. O primeiro prémio da Porto Editora para as escolas foi para um estabelecimento de Santa Cruz, na Madeira (escola dr. Clemente tavares), seguindo-se na segunda e terceira posições duas turmas de Armamar (escola José Manuel Durão Barroso). O quarto ano do Centro de Ensino de Língua Portuguesa, localizado em Maputo, Moçambique, obteve uma menção honrosa. O galardão mais apetecido, o prémio Casino da Póvoa, foi conquistado pelo colombiano Juan Gabriel Vasquez com a obra “A forma das ruínas”. O júri discutiu bastante esta decisão já que outro livro, intitulado “Escola de Náufragos”, da autoria de José Rocha, foi o preferido de dois dos cinco jurados. A escolha de um escritor fora da Europa foi destacada pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.

Luís Castro Mendes chegou, enquanto poeta e antes de ser ministro, a participar no Correntes D’ Escritas, sentindo-se à vontade para louvar a organização poveira. Na mesma linha, Inês Pedrosa falou em nome dos 80 escritores presentes, oriundos de 14 países, que encontram na Póvoa um local privilegiado de contacto com os leitores. O Correntes D’Escritas teve igualmente o lançamento da revista, desta vez dedicada ao brasileiro Luís Fernando Veríssimo, e prevê visitas às escolas, mesas-debate e lançamento de livros. Enfim, uma fórmula aplicada nos anos mais recentes, mas Aires Pereira, o presidente da Câmara, desafiou o vereador Luís Diamantino e a coordenadora Manuela Ribeiro a pensarem em alterações para o vigésimo ano que, se tudo correr como esperado, será o da atribuição à Póvoa pela UNESCO do título de 'Cidade Criativa'. A candidatura ao órgão das Nações Unidas para a Cultura vai ter como base a literatura, frisou o líder da autarquia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login