Rádio Onda Viva

Emissão Online

Uma hora à espera de socorro com bombeiros a cinco minutos

Uma hora à espera de socorro com bombeiros a cinco minutosUm homem, de 68 anos, com problemas cardíacos esteve, anteontem, uma hora à espera de socorro em casa, na rua Casal do Monte, em Argivai, Póvoa de Varzim. Carlos Cruz Ferreira mora a cinco minutos de dois quartéis de bombeiros, mas três corporações, duas delegações da Cruz Vermelha e uma ambulância de suporte imediato de vida estiveram indisponíveis para o socorrer. Acabou transportado ao Hospital da Póvoa pela Cruz Vermelha de Ribeirão (Famalicão), que fez mais de 30 quilómetros para prestar o socorro. A filha, Célia Lopes, contou à Onda Viva como tudo aconteceu.

Durante quase uma hora a família desesperou à espera de ajuda e com o homem a piorar a cada minuto. Carlos Cruz Ferreira acabou transportado, em estado grave, ao Hospital da Póvoa, onde a filha ouviu o que não queria: mais cinco minutos e teria morrido. Ainda antes, nova demora. Os socorristas da Cruz Vermelha de Ribeirão perderam-se e, chegados ao local, não sabiam o caminho para o hospital. Em lágrimas, a jovem, de 33 anos, decidiu denunciar a situação.

Questionado pela Onda Viva, o INEM confirma a chamada de socorro, efetuada via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Diz que contactou os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, de Vila do Conde e de Fão, as delegações da Cruz Vermelha de Vila do Conde e de Macieira de Rates (Barcelos), mas todos informaram – e passo a citar - “não possuir ambulâncias disponíveis para acorrer à situação em causa”. Ocupada estava ainda a ambulância de Suporte Imediato de Vida adestrita ao Hospital da Póvoa. A solução foi, então, a Cruz Vermelha de Ribeirão, que acabaria por, de acordo com o INEM, chegar ao local às 21h30. O homem chegou, finalmente, ao hospital às 22h00. O INEM diz ter seguido todos os procedimentos estipulados e admite que, embora fora do normal, a situação “pode acontecer”.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

RECOMENDADAS

Login