Rádio Onda Viva

Emissão Online

Leicarcoop vai a eleições sexta-feira debaixo de intensa polémica

Leicarcoop vai a eleições sexta-feira debaixo de intensa polémicaA Leicarcoop vai a votos na próxima sexta-feira, numa eleição já envolta em muita polémica. Depois de uma primeira Assembleia-geral que destituiu a atual direção, liderada por José Oliveira, e nomeou uma comissão de gestão até novas eleições, agora, a cooperativa de produtores de leite, sedeada em S. Pedro de Rates, vai a votos. Por enquanto, Rui Sousa, que atualmente preside à comissão de gestão, encabeça a única lista que se irá apresentar a sufrágio. O produtor de leite diz que a providência cautelar, interposta por José Oliveira, a invocar a ilegalidade da assembleia-geral, marcada para destituir a atual direção, foi recusada e, por isso, tudo está, agora, a caminhar para a normalidade.

Quanto a pagamentos, diz Rui Sousa, o administrador judicial reconheceu à comissão de gestão a legitimidade para gerir a cooperativa e, por isso, todos os pagamentos aos produtores têm sido feitos com normalidade, embora em atraso continuem mais de um milhão de euros relativos a Fevereiro e Março, cujos montantes não foram pagos por um dos compradores da Leicarcoop.

José Oliveira tem outra versão da história: o presidente da Leicar, que até ao início de Julho geria também a Leicarcoop, diz que ainda não há resposta à providência cautelar e espera que ela saia até sexta-feira para suspender, definitivamente, o que já apelidou como um assalto ao poder. O também vice-presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) não pondera sequer a hipótese de apresentar uma lista à direção, já que considera todos os atos até agora praticados “ilegais”.

Notícias relacionadas:

- Polémica na Leicarcoop: dívidas, atrasos no pagamento e muita confusão

- Polémica continua a agitar a Leicar: Oliveira responde a Sousa

- Divídas na Leicarcoop ascendem a cinco milhões de euros

- Dificuldades na Leicarcoop estão a levar a casos de fome

As declarações podem ser ouvidas na edição local de tarde.

     

RECOMENDADAS

Login