Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara vai contestar dívida de 12 milhões reclamada pela EDP

A Câmara da Póvoa vai contestar a dívida de 12,2 milhões de euros reclamada, em tribunal, pela EDP. Em comunicado, o presidente da Câmara, Aires Pereira, explica que o processo se vem arrastando nas barras do tribunal desde 1985. Na última fase deste longo contencioso, a EDP reclama que a Câmara seja condenada a pagar 2,8 milhões de euros, acrescidos de 6,8 a título de juros de mora já vencidos, um valor a que serão ainda acrescidos os juros até ao efetivo pagamento. Contas feitas, a conta ascenderá, diz a EDP, a 12,2 milhões de euros.

No mesmo comunicado, Aires Pereira esclarece ainda que – e passo a citar – o que está em causa é uma dívida de fornecimento de energia elétrica até à data da concessão da distribuição de energia elétrica, à então EDP-EP, que ocorreu em 1 de Agosto de 1985.

Explicadas as contas, a dívida da autarquia poveira, reportada a 1 de Agosto de 1985, era de 7,6 milhões de euros (quase 6 milhões relativos ao fornecimento de energia e o restante de juros).

Face a esta dívida, a EDP fez a compensação com o valor do património do município que lhe foi entregue à data da concessão, bem como com quantias que durante anos foram retidas à autarquia e pede, agora, os 2,8 milhões de euros, acrescidos de juros.

Neste momento, está a decorrer o prazo para contestação. A Câmara tem o caso entregue ao advogado Augusto Lopes Cardoso. O município já decidiu que vai contestar e questionar – e passo a citar - quer os valores reclamados pela EDP, quer a correção das compensações.

RECOMENDADAS

Login