Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara e 'Madre Matilde' fazem parceria para apoiar jovens

A Câmara da Póvoa vai ajudar o Instituto Madre Matilde no seu mais recente projeto. A instituição, que acolhe, em regime de lar, 19 meninas dos 12 aos 18 anos, quer construir, no 1.º andar de uma casa nas traseiras do edifício principal, dois apartamentos para autonomia das jovens que frequentam a instituição. A ideia é que, à semelhança do que já aconteceu com a Casa do Regaço, os jovens possam aos 18 anos começar a construir um futuro fora da instituição.

A Câmara ofereceu-se para fazer o projeto e a instituição já concorreu a um dos programas de apoio da Segurança Social em busca de financiamento para as obras, como explicou a diretora do Instituto Madre Matilde, a irmã Maria de Fátima Simões. O presidente Aires Pereira diz que não é justo que as instituições abandonem as jovens à sua sorte, só porque atingiram a idade em que não podem estar institucionalizadas. O autarca afirma que o projeto que a Câmara tem com a Casa do Regaço – à qual cedeu um apartamento para autonomia de quatro jovens no Bairro Alberto Sampaio – está a funcionar com enorme sucesso.

O Instituto Madre Matilde é gerido pela Congregação das Filhas de Maria Mãe da Igreja e funciona desde 1955 como lar feminino. Atualmente tem ainda a funcionar um jardim-de-infância.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login