Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poveiros rumam a Santo André para cumprir tradição

Poveiros rumam a Santo André para cumprir tradiçãoFoi na quarta-feira que se assinalou o Dia de Santo André, mas, em Aver-o-Mar, a grande festa é no fim-de-semana.

Este sábado, ao amanhecer, haverá uma salva de morteiros e, depois, durante todo o dia, a capela estará aberta para receber os fiéis que dão continuidade à devoção a Santo André. Para as 16h está marcada uma missa. E, às 18h30, para lembrar a tradição de rumar à capelinha para pedir a Santo André para resgatar as almas daqueles que morriam no mar, grupos de romeiros saem de diversos lugares da freguesia em direção à capela. A chegada está prevista para as 20h, altura em que entoarão o cântico final a Santo André. À noite, a partir das 21h, há festa com os ranchos folclóricos de Aver-o-Mar e Caxineiro e, no final, fogo-de-artifício.

No domingo, há missa solene às 11h45, uma cerimónia que será acompanhada a cânticos pelo Grupo Coral da Paróquia de Aver-o-Mar. Às 14h30, começam as solenidades religiosas da tarde com a recitação do terço, seguida da procissão e, no final, da atuação do Grupo de Concertina “Os Tinas”.

RECOMENDADAS

Login